A foto de uma onça-pintada suja de cinzas no Pantanal está concorrendo a um dos maiores prêmios de fotografia do mundo, o Wildlife Photographer of the Year. A imagem chama atenção para o problema das queimadas que têm acontecido na região…
Quem registrou a foto foi Ernane Junior, um dentista de 39 anos que tem como hábito visitar o Pantanal aos finais de semana para fotografar a região. Ele conta que estranhou ver a onça-pintada com uma cor diferente, e descobriu que o animal ficou sujo depois de rolar nas cinzas de uma queimada na região. Isto porque a seca prejudica todos os animais, inclusive a onça…
“Estou muito feliz, é um prêmio muito importante. Saber que o Brasil tem gente que faz coisa legal. Tem fotógrafos de outro nível como em outras partes do mundo”, disse o Ernane ao Uol.
A onça-pintada no Pantanal
Em primeiro lugar, a onça-pintada é um dos principais animais da cadeia alimentar do Pantanal, um dos biomas característicos do Brasil. Certamente, ela é famosa pelo seu pelo amarelado e manchas pretas, da onde vem o seu nome. Além disso, são animais carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais, como pássaros, tatus e capivaras.
Para votar, acesse o site do museu que oferece o concurso Wildlife Photographer of the Year, clicando aqui. As votações já começaram e se encerram em 2 de fevereiro de 2022, mas o resultado final será revelado sete dias depois.
Fontes: g1, Uol, Brasil Escola
Acessos em 6 de dezembro de 2021
Crédito da imagem: Reprodução