Um dos marcos da cidade de São Paulo está fazendo aniversário! Isso porque o parque Ibirapuera, na região sul da cidade, completa 70 anos no dia 21 de agosto. O parque ajuda a entender a história de como a capital paulista se desenvolveu ao longo dos anos.
Parque Ibirapuera completa 70 anos
21 de agosto de 2024 marca o aniversário de 70 anos do parque Ibirapuera, considerado um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo.
Com mais de 1,5 milhão de metros quadrados, o Ibirapuera recebe quase 150 mil pessoas todos os finais de semana. Aliás, em 2017, foi o parque mais visitado de toda a América Latina, com 17 milhões de visitantes.
Além disso, o espaço também têm museus e recebe eventos culturais importantes para a cidade, como a Semana de Moda e a Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Mas você sabia que não foi sempre assim?
História do parque do Ibirapuera
Tudo começou nos anos 1920, quando o então prefeito da cidade de São Paulo, José Pires do Rio, quis fazer um parque paulistano inspirado nos famosos parques da Europa e dos Estados Unidos naquela época.
Assim, teve a ideia fazer um parque na região onde hoje é o Ibirapuera. Porém, não teve sucesso por conta de se tratar de uma área alagadiça, com muita água.
Então, em 1927, o funcionário municipal Manuel Lopes de Oliveira tentou plantar eucaliptos australianos para extrair as águas de espaço. Além disso, plantou também várias sementes de plantas exóticas. A ideia deu certo e foi o começo do parque que conhecemos hoje. Para homenagear o Manuel, até hoje o Ibirapuera mantém um viveiro que leva o seu nome.
Porém, foi só em 1954 que o Ibirapuera se tornou um parque municipal. Ou seja, de todos os moradores da cidade de São Paulo.
Curiosidade: o nome Ibirapuera vem do idioma tupi-guarani ypi-ra-ouêra, que significa “pau podre” ou “árvore apodrecida”, por conta das águas em excesso que apodreciam as árvores da região.
Referências: O Globo, g1, Folha de S. Paulo, InfoEscola, Band.
Acessos em 21 de agosto de 2024.