O hábito de ler o jornal melhora a leitura, enriquece o vocabulário e senso crítico. Também aprimora a redação a partir do aprendizado da estrutura do texto jornalístico.
Fácil de ler e entender, o JC auxilia o professor em sala de aula, permitindo que o aluno aprenda sobre ciências, biologia, história, geografia, educação financeira e até matemática por meio das notícias.
Além das notícias e reportagens, o aluno aprende também sobre outros gêneros textuais encontrados no jornal.
Disponível nas versões impresso, on-line, áudio (Podcast) e vídeo (Youtube), o Jornal da Criança (JC) apresenta uma escrita sensível para os leitores do ensino fundamental 1.
A ideia é que o aluno possa ter uma leitura mais autônoma das notícias e conseguir associá-las às disciplinas escolares.
Com a finalidade de ensinar o aluno gostar de ler, o JC usa uma linguagem de fácil entendimento, sem infantilizar. Afinal, quando os leitores não entendem o significado das palavras, perdem o interesse pelo texto. Quando leem o JC é diferente.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a leitura do jornal em sala de aula é importante e ajuda a desenvolver o senso crítico.
Além da escrita sensível e adequada aos alunos do ensino fundamental, o JC, Jornal da Criança, disponibiliza materiais gratuitos para apoiar o professor em sala de aula.
MÍDIAS NA ESCOLA é o nome da coluna do professor Marcio Gonçalves, um educador Google Innovator, licenciado em Comunicação Social e doutor em Ciência da Informação.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS é uma coluna aberta para todos os professores que desejam partilhar relatos práticos de atividades realizadas, a partir do JC (Jornal da Criança) em sala de aula.
Faça um jornal na escola com a supervisão do JC, o Jornal da Criança.
Mensalmente, nossa equipe pedagógica fornece uma série de atividades elaboradas a partir das habilidades da BNCC, com base nas notícias do JC impresso.
Notícias e reportagens sobre datas comemorativas, tradições, manifestações populares e acontecimentos importantes.
Notícias e reportagens sobre aquecimento global, queimadas, desmatamento, poluição, reciclagem, efeito estufa, entre outras pautas importantes sobre o tema.
Notícias e reportagens sobre os acontecimentos no mundo
Notícias e reportagens que despentam o interesse pelo tema, auxiliando no processo de educação financeira desde a infância.
Notícias para crianças sobre ciências e tecnologia, temas de interesse científico (pesquisas, descobertas) ou notícias sobre inovações tecnológicas.
Textos sobre acontecimentos culturais tanto no Brasil quanto no mundo. Exemplo: teatro, música, cinema, literatura, artes plásticas, pinturas, exposições, etc.
Escrita sensível nas notícias esportivas, textos inspiradores de histórias de superação.
Mike, a mascote do JC, é um cachorro que opina sobre as notícias do JC. Divirta-se com os comentários e conclusões do ser inanimado da nossa equipe.
“O Jornal da Criança é muito focado e, literalmente, dirigido para as crianças. Ele é leve, direto e, principalmente, lúdico, trazendo informações com qualidade”.
“O Jornal da Criança tem sido extremamente agregador em nossa família. Fala de assuntos sobre o cotidiano e históricos e até mesmo político de maneira clara e descomplicada.
Formada em Comunicação Social pela FIAM, com ênfase em jornalismo, Viviane Rocha Zanardo Lancellotti atua na área desde 2000. Foi pauteira, produtora, repórter, editora e apresentadora, com passagens pelas TVs: Bandeirantes, Diário e Globo SP. Voltou a estudar depois da maternidade, aprendeu a ilustrar e lançou a coleção Cidade das Letrinhas. Na sequência, se formou em editoração eletrônica, no Senac, e edição de vídeos, na Academia Internacional de Cinema (AIC). Em 2019, lançou o Jornal da Criança (JC).
Faz parte da equipe de colaboradores um time de profissionais, como, por exemplo, editor, diagramador, revisor e programador. Entre eles, a Carol Abílio, Grazi, Roberta Taffarello, Vera Rocha e o Jeremias Nascimemto.