Falar sobre sentimentos e emoções é uma necessidade cada vez mais presente no dia a dia das escolas. Mas muitos educadores ainda não têm os recursos necessários para trabalhar esse tema de maneira prática em sala de aula.
Por isso, nesse artigo compartilhamos inspirações e insights do projeto Ninho dos Afetos, realizado com os alunos do Colégio Visão de Recife, por intermédio da Profa. Márcia Roberta Brito de Oliveira.
A ideia é refletir sobre afetividade, criando um ninho de afeto como símbolo de acolhimento e conexão emocional, e registrar momentos de afetividade ou acolhimento vivenciados pelos alunos.
Construção do Ninho dos Afetos e Momentos de Acolhimento
Primeiramente, é importante registrarmos que as instruções para essa atividade são baseadas no texto “Ninho dos Meus Afetos”, da Professora Márcia Brito, pautado no programa LIV – Laboratório Inteligência de Vida.
Para começar, os materiais necessários são:
- Galhos ou varetas de bambu
- Fios de lã ou cordões coloridos
- Tecidos de diferentes texturas e tons terrosos
- Algodão ou enchimento de travesseiro
- Cola
- Tesoura
- Fita adesiva
- Papel e canetas coloridas para os relatos
Com todos os materiais preparados, está na hora de realizar a atividade!
Primeiramente, o professor ou professora deve fazer uma breve introdução, utilizando o texto “Ninho dos Meus Afetos” da Professora Márcia Brito como referência. Aqui, a ideia é falar sobre a importância de construir um espaço simbólico de acolhimento e amor.
Então, distribua os materiais necessários para a construção do ninho entre os alunos e explica a função de cada um deles. Instrua os alunos a construírem o ninho seguindo o passo a passo descrito no texto.
Além disso, peça que os alunos que estão construindo o ninho pensem em um momento especial de afeto ou acolhimento que tenham vivido recentemente. Peça que os alunos escrevam esses momentos em pequenos papeizinhos, usando as canetas coloridas.
Por fim, os alunos devem dobrar os papeizinhos e colocá-los dentro do ninho. Esses relatos representam os momentos de afetividade que serão compartilhados depois da atividade!
Então, após finalizar a atividade, reserve 20 minutos para que os alunos compartilhem seus relatos com o grupo. Agora é o momento de incentivar a reflexão sobre a importância de reconhecer e valorizar os momentos de afetividade e acolhimento em suas vidas, assim como a importância de criar espaços de acolhimento e amor para os outros.
Essa atividade proporcionará aos alunos não apenas uma experiência prática de criação artística, mas também uma oportunidade de refletir sobre os momentos de afetividade e acolhimento que fazem parte de suas vidas, contribuindo para um ambiente escolar mais positivo e acolhedor.
Referências: Entrevista, LIV – Laboratório Inteligência de Vida
Acessos em 25 de junho de 2024.