Não há dúvida de que a leitura é uma das melhores atividades para os alunos se desenvolverem dentro e fora das escolas. Mas a pergunta é: como fazer os estudantes lerem mais? Quem responde isso é a Emília Caldas, palestrante, ex-secretária adjunta e atual assessora especial da prefeitura de Maceió, que conta sobre o Projeto VaLER a Pena.
Os benefícios da leitura para os alunos
Em primeiro lugar, é importante relembrar alguns dos benefícios de incentivar a leitura para os alunos. Afinal, o hábito de ler melhora o aprendizado e a escrita. Também ajuda a organizar melhor o pensamento e a lógica sobre um determinado assunto.
Além disso, ler sobre vários pontos de vista sobre uma notícia desenvolve nos jovens habilidades de compreensão de texto e promove o pensamento crítico. Essas habilidades são essenciais para navegar as redes sociais, por exemplo, e se proteger contra as fake news em um mundo cada vez mais conectado.
Projeto VaLER a Pena incentiva a leitura entre os alunos
É pensando nesse desafio que surge o Projeto VaLER a Pena, com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura entre os alunos do ensino Infantil ao Fundamental de toda a rede de ensino da prefeitura de Maceió.
Para entender mais sobre o projeto, o Jornal da Criança e Jovens conversou com a Emília Caldas, palestrante, ex-secretária adjunta e atual assessora especial da prefeitura de Maceió.
Ela conta que o VaLER a Pena tem o foco de impulsionar a leitura para toda a rede de ensino, incluindo também os jovens e adultos.
Então, para isso, a rede pública municipal de ensino de Maceió organiza um “Dia D de leitura” anual. Nessa data, cada aluno recebe um kit composto por quatro livros, criando seu próprio acervo.
Além disso, todas as escolas do município transformam esse evento literário em uma verdadeira experiência! Por exemplo, com contação de histórias, visita à biblioteca móvel e muita festa literária entre os alunos, professores e coordenadores pedagógicos.
Agora, por conta do projeto, os alunos começaram a compartilhar o prazer pela leitura através de comunidades leitoras, como clubes de livros e feiras literárias.
O projeto VaLER a Pena começou em 2023 e seu impacto positivo já ultrapassou as salas de aula, alcançando pais, familiares e toda a comunidade.
“Sabemos que no nosso país, as famílias têm pouco acesso à leitura de qualidade”, pontuou a assessora.
“Algumas plataformas de literatura tem vários livros disponíveis, mas nada disso substitui o livro físico, que é algo tão valioso. A gente tem o prazer de ler, ler mais uma vez, guardar e compartilhar, e ter o carinho de saber que aquele livro marcou em alguma parte da sua vida. A leitura proporciona tudo isso aos alunos e a comunidade”, reforça a Emília.
Referências: Entrevista, Prefeitura de Maceió, Brasil Escola
Acesso em 15 de maio de 2024.