Por Lívia Carolina Viana dos Santos Valenziano Pedagoga há 18 anos, apaixonada por pessoas e educação
Pós-graduação em: Educação infantil e alfabetização, Gestão de pessoas, mindset na educação, formação de professores, Especialista em educação infantil e ensino fundamental, MBA em educação cognitiva: gestão da aprendizagem mediada, Contadora de histórias.
Atualmente estamos falando de uma educação que exige um olhar cuidadoso e sensível para o desenvolvimento completo dos estudantes. Isso significa que, todas as pessoas envolvidas nesse processo educacional, precisam ir além da simples transmissão de conteúdos acadêmicos, valorizando tanto as hard skills quanto as soft skills. Quando compreendemos que a aprendizagem precisa acontecer de forma integral, assumimos a responsabilidade de buscar desenvolver indivíduos mais completos e preparados para os desafios do mundo lá fora, seja no quesito profissional ou pessoal.
Nesse contexto, o desenvolvimento das competências socioemocionais torna-se crucial. Elas são ferramentas não apenas para o sucesso escolar, mas também para a construção da cidadania, do bem-estar e da autonomia ao longo da vida. Costumo dizer que não haverá um teatro na vida ou uma disciplina em específico, que abordará o conteúdo responsabilidade. Haverá sim, atividades e ações propostas envolvidas nesse processo educacional que visa desenvolver esse campo.
Para apoiar e contribuir essa necessidade crescente de trabalharmos essas áreas, surgiram diversos modelos científicos para orientar o ensino dessas habilidades. Destaco um estudo, como um dos mais relevantes e inovador, que é a proposta da Educação em Quatro Dimensões, desenvolvida pelo Center for Curriculum Redesign (CCR), uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a repensar os currículos escolares frente às exigências do mundo contemporâneo. Esse estudo tem como base, uma educação baseada em quatro dimensões, propõe uma abordagem integrada e abrangente, que contempla: conhecimento, habilidades, caráter, meta-aprendizagem. Essa proposta visa formar estudantes para um mundo em constante transformação, no qual é preciso saber lidar com mudanças, resolver problemas complexos, trabalhar em equipe e entre outras questões. No meu ponto de vista, destaco que saber trabalhar em equipe se tornou tão importante quanto dominar fórmulas ou fatos e datas históricas.
E qual tem sido o papel da escola e dos educadores?
No ambiente da educação básica, uma grande parte dos professores enxergam essas ações como se fossem questões “avulsas”, mas não são. Elas fazem parte de um todo educacional. Ao focar e trabalhar com essa abordagem, só haverá benefícios, só trará impactos relevantes e positivos, pois ao desenvolver competências como empatia, resiliência e cooperação. Os estudantes aprendem a lidar com suas emoções, e ações como essas, reforçam e viabilizam uma aprendizagem efetiva e significativa, a fórmula é bem simples:
Emoções em equilíbrio + mediação assertiva = aprendizagem significativa
Emoções em desequilíbrio + mediação imediatista = aprendizagem superficial
O relacionamento do professor e aluno precisa ser saudável, sendo assim, os estudantes têm grandes chances de serem protagonistas do próprio aprendizado. Quando as escolas, trouxerem para seus currículos de forma efetiva e completa esse formato de trabalho baseado nas quatro dimensões para sua prática pedagógica, teremos grandes chances de que docentes atuem como verdadeiros mediadores do desenvolvimento integral dos alunos.
A escola passará a deixar de ser um local que transmite apenas conteúdos, e se tornará um espaço completo e pleno, que busca preparar os estudantes para o futuro que já está aqui, ágil, dinâmico, cheio de desafios. Por isso, é urgente uma educação que trate os problemas e desafios de forma conectada, permitindo que os estudantes mergulhem com profundidade nas áreas do conhecimento, estabelecendo conexões entre diferentes saberes e desenvolvam competências amplas e duradouras. Quando os alunos são incentivados a explorar temas com profundidade e propósito, a aprendizagem torna-se mais significativa, prazerosa e transformadora.