Quem serão os colegas da nova sala de aula? Muitos estudantes fazem essa pergunta durante as férias. Às vezes, a ansiedade para chegar o primeiro dia de aula e ter a certeza de que ficaremos junto dos amigos é tão grande que parece não caber dentro da gente.
A resposta para enfrentar esse desafio pode estar nas entrelinhas, nas páginas de um livro especial. Quem compartilha essa descoberta é a resenhista Bianca Cardial, de 10 anos, que encontra na leitura uma forma de entender melhor o mundo e seus sentimentos.
Resenha: Oli procura uma (nova) melhor amiga
Por Bianca Cardial
Oli é uma garota do 7º ano que está desesperada porque Fafá, sua melhor amiga, vai sair da escola. Mas, como Oli é precavida, nas férias sai em busca de candidatas para que uma delas ocupe o lugar de sua nova melhor amiga.
Essa é a história do livro “Oli procura uma (nova) melhor amiga”, escrito por Janaina Tokitaka, ilustrado por Fits e publicado pela editora Seguinte.
Nessa busca, Oli está disposta a qualquer coisa para conseguir seu objetivo, inclusive mudar sua maneira de ser. O livro traz várias dessas situações, como quando Oli vai ao cinema com Valentina que adora filme de terror, diferente de Oli, que finge se divertir quando na verdade está morrendo de medo.
Uma leitura apropriada para as férias quando crianças e jovens estão ansiosos com o início das aulas: “Será que minha melhor amiga cairá na minha classe?”, “Alguém que tenho amizade?”, “Como serão os novos alunos?”. Na ânsia de pertencermos a um grupo e com medo de sermos excluídos, sentimos que precisamos nos adequar para sermos aceitos. Somos individuais, diferentes e, portanto, especiais. Aprender a respeitar e conviver com opiniões, jeitos e gostos diferentes tornam a vida mais rica e interessante.
Canal no Instagram: @resenhasdabi (a conta pertence à jornalista Karen Cardial que publica as resenhas literárias de sua filha, uma bookster mirim*.
*Bookster Mirim é uma criança que lê livros e compartilha suas opiniões e indicações para outros leitores.
Referência: Entrevista
Acesso em 17 de janeiro de 2026











