Como produzir alimentos para uma população mundial que cresce a cada ano sem ampliar o desmatamento? Essa pergunta norteou a equipe do JC na edição 58 e se tornou uma pauta que abre espaço para reflexão dentro e fora das salas de aula.
O ponto de partida foi um estudo da Embrapa Pecuária Sudeste, publicado em revista científica, que mostra como é possível aumentar a produtividade no campo sem ocupar novas áreas de floresta. O segredo está em melhorar o manejo das pastagens já existentes e integrar lavoura, pecuária e floresta em um mesmo espaço.
A partir desse dado científico, buscamos traduzir o tema em uma linguagem acessível para estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. O primeiro passo foi entrevistar a pesquisadora Patrícia Menezes Santos, responsável pelo estudo, que explicou como a pecuária pode ser mais eficiente e sustentável. Mas sabíamos que a pauta precisava ir além da teoria.
Sítio em Brotas mostra como unir produção e preservação e virar tema de aula
Foi então que chegamos ao Sítio Nelson Guerreiro, em Brotas (SP), indicado pela própria cientista. Ali, a agrônoma Maria Fernanda Guerreiro mostrou como sua família transformou a propriedade em um espaço de integração. As árvores, lavoura e criação de gado convivem de forma equilibrada, sem desmatamento. Essa vivência concreta tornou-se um exemplo inspirador para dialogar com crianças e jovens sobre alternativas sustentáveis para a produção de alimentos.
Também ouvimos os estudantes. Jovens do Programa Jovem Agricultor do Futuro, ao visitar o sítio, compartilharam suas impressões. Eles perceberam a diferença entre pastos com e sem árvores, notaram como o clima se torna mais agradável e refletiram sobre como práticas do campo poderiam inspirar iniciativas nas cidades, como o reaproveitamento de água e o cuidado com os resíduos.
Para ampliar ainda mais o debate, incluímos dados atualizados do MapBiomas, que revelam o desmatamento no Brasil nos últimos 40 anos. Essa perspectiva histórica ajuda a contextualizar a importância da preservação e a urgência de mudanças no modo de produzir.
Como transformar ciência e prática em aprendizagens alinhadas à BNCC?
Além de trazer informações atuais e histórias reais, a reportagem também abre caminho para que o tema seja trabalhado em sala de aula. A partir da análise feita pela nossa equipe pedagógica, destacamos que os três textos desta edição – o estudo da Embrapa, o exemplo do sítio e os dados do MapBiomas – permitem explorar habilidades importantes previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre elas, compreender a importância do solo e da água para a vida e refletir sobre os impactos ambientais das atividades humanas. Além disso, é possível analisar alternativas de produção sustentável e discutir a relação entre preservação ambiental, consumo e qualidade de vida.
Nesta edição, unimos ciência, prática e a voz dos estudantes. O resultado é um conteúdo que, além de informar, contribui para ampliar o crítico de crianças e jovens sobre o futuro da produção de alimentos e a preservação do planeta.