Durante o mês de junho, o Brasil inteiro fica no clima junino para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro. Em Caruaru, por exemplo, foram mais de 100 apresentações em três palcos diferentes, com shows para todos os gostos.
Depois de 65 dias de festa, o São João de Caruaru terminou no sábado, dia 28 de junho. Com 17 lugares diferentes cheios de música e dança pela cidade, a comemoração bateu recorde de público, trouxe empregos e reforçou Caruaru como a Capital do Forró.
Logo no começo da noite, o palco recebeu o projeto “Sanfona para Elas”, com mulheres sanfoneiras supertalentosas. Elas participaram do primeiro curso gratuito de sanfona do Brasil!
Em seguida, subiu ao palco do São João de Caruaru o maestro Mozart Vieira com o espetáculo “Forró Gigante”, trazendo mais de 50 artistas para homenagear os compositores do Agreste.
O Agreste é uma região do Nordeste brasileiro que fica entre o litoral úmido (Zona da Mata) e o interior seco (Sertão). Por isso, é chamada de região de transição — nem tão seca quanto o Sertão, nem tão úmida quanto o litoral.
Ele abrange partes de estados como Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia. Cidades como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) são exemplos importantes do Agreste.
E não foi só Caruaru que festejou!
No dia 29 de junho, os brasileiros celebram o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, tanto no município no interior de São Paulo que leva o nome do santo quanto nas praias do Nordeste. Enquanto o interior organiza festas animadas, o litoral nordestino leva a homenagem ao mar. Lá, as comunidades realizam a famosa Barqueata de São Pedro, uma procissão de barcos enfeitados que, com fé, cor e alegria, encanta adultos e crianças.
Referências: Metropolitana FM, Agência Brasil
Acesso em 30 de junho de 2025.