15/06/2023

A tradição do Bumba Meu Boi do Maranhão

A tradição do Bumba Meu Boi no Maranhão

As bandeirinhas coloridas enfeitam a quadra e o sanfoneiro começa a tocar, sinal de que o arraial vai começar. Mas será extremamente desse jeito que o brasileiro celebra a festa junina em todo país? Hoje, vamos conhecer as manifestações folclóricas do Maranhão, um estado cheio de tradição. Por lá, o Boi Bumbá ou Bumba Meu Boi está no centro das atenções.

O Bumba Meu Boi é uma manifestação cultural brasileira das regiões Norte e Nordeste onde as quadrilhas se apresentam como uma peça teatral, cheia de musicalidade e roupas coloridas e brilhantes, cheia de paetê e seda.

Bumba Meu Boi Upaon Açu.

O JC começa a reportagem apresentando a Regina Campelo, a dona do boi. Ela faz parte da tradicional família Câmara Ferreira, fundadores do Bumba Meu Boi Upaon Açu. Por volta de 1993, no bairro do Anil, os irmãos Henrique, Balbina, Fernando e Regina tiveram a ideia de juntar seus filhos, sobrinhos e amigos para formar uma pequena brincadeira familiar na festa de São João. 

Com o passar dos anos, a brincadeira ficou mais divertida, atraindo novos participantes. Até fundarem o Batalhão para levar alegria e brilho aos arraiais de todo estado. Hoje, Regina é presidente da Associação Bumba Meu Boi Upaon Açu, que se mudou para o município Paço de Lumiar.

O boi da Regina é de orquestra  de instrumentos de sopro, cordas e percussão. Além disso, o corpo de baile tem mais de 100 componentes. Entre eles, o vaqueiro Heitor Aster, de 10 anos. O menino começou no arraial observando a irmã mais velha, Juliana Maria, de 14 anos. “No começo foi difícil aprender, ficava lá atrás e acompanhava os vaqueiros dançando com as índias em volta do boi” conta Heitor. 

“A cultura maranhense é resultado da influência da população que ocupa o estado ao longo da sua colonização portuguesa” explica Tatiane Haster, mãe do vaqueiro. “O arraial acontece o ano inteiro por causa do turismo, mas em junho a festa fica ainda melhor. Nesta data, o boi é batizado e começa São João”.

A lenda

No entanto, não é só o boi da Regina que chama atenção. Ela nos contou que no Maranhão existem várias manifestações do Bumba Meu Boi. “Por exemplo, tem o Boi de Zabumba, onde os brincantes levam o boi ao som da zabumba.O Boi de Matraca e também o Boi de Costa de Mão, entre outros estilos de boi que se espalham pelo Nordeste”, explica.

Embora tenha boi para todos os gostos, a história é a mesma. “Conta a lenda, que o feiticeiro Cazumbar ressuscita o boi que pai Francisco matou para pegar a língua dele e dar de presente a sua mulher grávida”, ensina Heitor.


Referência: Ma.gov
Acesso em 10 de maio de 2023.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002