Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali, Bidu, Anjinho, Denise, Franjinha, Chico Bento, Milena, Dorinha, Luca…quem quer entrar para esta turma? Certamente, uma boa chance para conhecer todos de perto é visitar o estande da Mauricio de Sousa Produções (MSP) na 26ª Bienal Internacional do Livro. O evento acontece de 2 a 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com o tema “Navegando pelas Histórias”, em homenagem ao Bicentenário da Independência de Portugal, o estande da Turma na Bienal do Livro tem várias atividades. Para se ter uma ideia, o público poderá participar de mais de 50 atrações, como, por exemplo, rodas de leitura, eventos literários, bate-papos e contações de histórias. Outros países que utilizam o português como idioma, assim como o trabalho de autores brasileiros, portugueses e africanos, também serão celebrados.
Brincadeiras portuguesas
Quem visitar o local poderá conferir brincadeiras típicas da cultura portuguesa, como o “Jogo do Galo”, conhecido no Brasil como Jogo da Velha. No game “Descubra a Bandeira”, baseado no Mosteiro da Batalha, jogadores aprendem enquanto tentam acertar a bandeira dos países de Língua Portuguesa. O “Museu do Azulejo” brinca com famosas figuras culturais em um jogo da memória. Já no “Café e Pastelaria”, duas pessoas competem para ver quem monta mais rápido um balcão com guloseimas. Lembrando que em Portugal se vende doces na pastelaria.
Além disso, os leitores podem aprender sobre a diferença entre notícias e fakenews com o Debate “Turma da Mônica Jovem #XôFakeNews” (com Januária Alves e José Alberto Lovetro – JAL). O Jornal da Criança destaca as atrações com a própria Mônica Sousa e Larissa Purvinni falando sobre a força das meninas e a importância delas na sociedade. Tem também o lançamento do “Pequeno Manual do Meio Ambiente” da Editora Girassol, em parceria da empresa com a WWF. Ah! Dessa vez, a Turma da Mônica também ensina como falar com Deus de uma forma suave e divertida.
Há mais de 60 anos, a MSP é a responsável por uma das marcas mais amadas do País: a Turma da Mônica. A empresa, criada pelo desenhista Mauricio de Sousa, é a maior produtora de conteúdo infantil do Brasil, com mais de 1.500 páginas de quadrinhos produzidas por mês. Ao todo, são mais de 500 títulos de livros, além de revistas lançadas em cerca de 30 países. Sem dúvidas, é um sucesso!