Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, o projeto De Criança Para Criança apresentou histórias de importantes mulheres a partir do olhar das crianças.
Afinal, por que se comemora o Dia Internacional das Mulheres?
Em 8 de março de 1908, 15 mil mulheres marcharam nessa data pela cidade de Nova York pedindo melhores condições de trabalho e o direito de votar. Então, vários países começaram a comemorar a data para celebrar a luta das mulheres pela igualdade.
Mas foi só em 1975 que a comemoração se espalhou pelo mundo todo, quando a ONU também começou a comemorar a data. Enfim, hoje esse dia celebra a importância dos direitos das mulheres e sua luta por igualdade com os homens.
O projeto De Criança Para Criança
Pensando em dar a chance para as crianças serem protagonistas da sua própria história, o programa De Criança Para Criança ajuda os alunos a construírem histórias, desenhos e gravações a partir de várias discussões. Além disso, esses desenhos se transformam em animações publicadas no YouTube, onde todos podem assistir.
Por exemplo, as animações “A Bailarina Que virou Jogadora de Futebol”, “O Campeonato de Videogame” e “A Menina Que Lutou por seus Direitos” apresentam o ponto de vista das crianças com relação à importância das mulheres fazerem suas próprias escolhas.
Quem conta pra gente sobre a importância desse projeto é o Vitor Azambuja, cofundador do programa. Para ele, os vídeos são importantes porque são criados a partir da própria discussão das crianças. Por isso, é preciso garantir ferramentas e espaços onde as crianças possam contar suas próprias histórias.
“Uma dessas animações aborda a história de Malala, do Afeganistão, que virou um símbolo de resistência das mulheres em todo o mundo. É importante que as crianças estejam atentas a esses significados”, afirmou Vitor.
Confira as animações sobre o respeito às mulheres do projeto De Criança Para Criança.
Referências: Estado de Minas, BBC Brasil, Release
Acesso em 8 de março de 2023.