Ainda dá tempo de participar da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa! As inscrições foram prorrogadas até o dia 20 de maio. E para inspirar a participação dos leitores, o JC apresenta o Davi Lima, de 12 anos, vencedor da categoria Poema, em 2019. Ele é “fera” na rima de cordel.
“Trago em meu peito o sangue da rima” e vou espalhando no meu dia a dia o verso que trago no meu declamar. O título entre aspas é um verso do cordel do estudante que começou a declamar poemas aos cinco anos de idade por influência de seus pais. Davi aprendeu a ler entre 4 e 5 anos de idade e já leu todos os folhetos de cordel do pai dele. Aliás, os pais e o avô também são cordelistas. O garoto estuda na Sociedade Educadora São Francisco e sua escola fica no município de Bom Jesus, no Rio Grande do Norte. “Lá é uma cidade pequena de gente grande”, diz o cordelista em uma de suas rimas declamadas no vídeo abaixo:
O que é cordel?
A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura nordestina. Diferente da literatura tradicional, o principal objetivo dos versos é informar e ao mesmo tempo divertir o público. O nome cordel surgiu porque os poemas são escritos em folhetos e pendurados em barbantes ou cordas. O termo “cordel” veio de Portugal no final do século XVIII, mas ganhou fama entre os anos 1930 e 1960.
7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa
Podem participar professores(as) de Língua Portuguesa e seus estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. É necessário fazer a inscrição no portal Escrevendo o Futuro: www.escrevendoofuturo.org.br
Fontes: Escrevendo o Futuro, Assessoria Tamer
Acessos em 11 de maio de 2021.