Já reparou a quantidade de alimentos produzidos a partir do milho nas festas juninas? Tem curau, canjica, pamonha, bolos, entre outras deliciosas receitas doces e salgadas. Afinal, por que encontramos maior oferta de alimentos à base de milho nesta época do ano? Confira algumas curiosidades.
Este grão tão importante para a culinária também serve como ingrediente nas rações animais. Além disso, a partir dele também produzem talco, maionese, cerveja e até o combustível etanol!
Colhendo o milho
Quem trabalha na agricultura sabe que, no Brasil, a melhor época da colheita do milho acontece entre os meses de janeiro e junho. Por meio da tecnologia usada no campo, nos dias de hoje é possível colher milho o ano inteiro. Isto é, se tiverem as condições adequadas para o fruto crescer. De acordo com o calendário agrícola da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a melhor época para plantar milho é no mês de outubro. Isto porque nesta época do ano costuma chover bastante.
Monteiro Lobato e vovó Neyde
Então, no mês de junho, quando acontecem as festas juninas, os supermercados já apresentam em suas gôndolas uma grande variedade de produtos feitos a partir do milho. No entanto, vale lembrar que este grão já se tornou “mágico” e se transformou no Visconde de Sabugosa nas histórias de Monteiro Lobato. Até a vovó Neyde, autora de lindos contos infantis, criou a boneca Espiguinha da Sorte, uma de suas personagens favoritas. Mas esta prosa fica para outro dia, porque agora vamos curtir a Festa Junina!
Referência: AgroLink
Acesso em 13 de junho de 2022.












