O prêmio mais importante do cinema mundial apresentou na noite do dia 12 de março os melhores atores, diretores, filmes do Oscar 2023. O filme do Pinóquio venceu na categoria animação, ma história de Contos de Fadas.
Afinal, o que é o Oscar?
O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars, em inglês) é um prêmio muito importante entregue todos os anos para os melhores filmes, atores, atrizes, diretores e outras pessoas que trabalham no mundo do cinema. É como uma competição, onde os filmes e as pessoas são nomeados para diferentes categorias. Por fim, os melhores em cada categoria ganham um prêmio chamado Oscar.
Principais vencedores do Oscar 2023
Sem dúvida, o grande destaque da noite foi o filme “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, que conquistou a estatueta de Melhor Filme. Além disso, o longa também levou 6 outros prêmios, incluindo o de Melhor Direção e Melhor Atriz.
Para os mais novos, a atração principal é o prêmio de Melhor Animação no Oscar 2023! Dessa vez, quem levou a estatueta de ouro foi o longa Pinóquio, do Guilherme Del Toro. Baseado em um conto de fadas, a animação conta a história de um boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Aliás, essa mesma história também já foi adaptada pela Disney em 1940 e continua um clássico até hoje.
Pinóquio, vencedor do Oscar 2023 de Melhor Animação
Dessa vez, ao invés do filme ser animado através dos computadores, o diretor Guilherme Del Toro usou uma técnica chamada stop motion. Nessa técnica, o diretor tira várias fotos dos objetos e modelos parados, para depois juntar essa sequência e dar a impressão que os objetos estão se mexendo sozinhos.
Justamente por ser mais barata e acessível, o Guilherme Del Toro disse que o stpo motion é uma das maneiras mais legais para criar filmes e animações. “O stop-motion é uma das formas mais democráticas de animação. O digital é muito caro, mas uma criança pode criar animação usando stop motion no seu quarto,” diz o Guilherme.
Além disso, ele também falou sobre a importância de comemorar o trabalho de pessoas latinas em eventos como o Oscar, não apenas dos americanos. Isso porque o Guilherme Del Toro nasceu no México e disse que foi muito difícil ser reconhecido pelo seu trabalho ao longo de sua carreira.
Referências: g1, Adoro Cinema, Omelete
Acessos em 13 de março de 2023.