Nesse conteúdo preparado pela Gisele Mendes, pedagoga do JC, vamos mostrar como utilizar o jornal como uma ferramenta poderosa para o aprendizado, utilizando-o para a interpretação por meio das imagens e construção do pensamento crítico.
Usando o JC em sala de aula
Prepare-se para explorar um mundo de possibilidades e despertar a curiosidade de seus alunos. As Olimpíadas estão aí e o JC traz tudo sobre esse grande evento em sua matéria de capa. Mas que tal ir além das notícias e explorar as imagens?
A capa do jornal e as demais ilustrações são um convite à leitura de imagens, por exemplo. Incentive os seus alunos a observar os detalhes, analisar as expressões e fazer referências sobre o que está acontecendo nas matérias trazidas nessa edição.
Essa é uma ótima forma de desenvolver a capacidade de interpretação dos seus alunos e de construir o pensamento crítico.
A importância do pensamento crítico na educação infantil
O pensamento crítico é uma das 10 competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ou seja, uma habilidade indispensável na formação cidadã, justamente por permitir a independência de uma pessoa.
É através do pensamento crítico que nós questionamos o mundo ao nosso redor e nos tornamos capazes de tomar decisões lógicas de maneira independente.
O MEC entende que essa competência deve necessariamente ser trabalhada com todos os alunos. Considerando que a escola é o ambiente onde os jovens têm contato com diferentes perspectivas, esse é o ambiente propício para começar a desenvolver o pensamento crítico.
Algumas atividades que o professor pode conduzir em sala de aula para promover essa habilidade são abordagens interdisciplinares, debates guiados, leituras e passeios educativos, por exemplo.
Confira o vídeo da nossa pedagoga na íntegra abaixo:
Referências: Entrevista, g1.
Acessos em 5 de agosto de 2024.