Sugestão de atividades de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Hoje vamos explorar mais sobre a Revolução Industrial. A reportagem publicada na edição 011 do JC impresso vai nos ajudar.
Coluna 1 – 14/12/2020 – Professor Marcio Gonçalves
Em primeiro lugar, faça uma leitura crítica das notícias.
Por exemplo, na reportagem Energia renovável: é hora de mudar (pág.3), está escrito que a Inglaterra tirava milhares de toneladas de carvão do solo para fazer as locomotivas e máquinas funcionarem a todo vapor. Este período da história se chama Revolução Industrial.
Agora, vamos fazer uma atividade com os leitores do JC para despertar a análise crítica da mídia?
Nesse sentido, de acordo com o currículo da Educação Midiática, análise crítica da mídia é realizar, de forma habitual, a leitura reflexiva de textos de mídia em qualquer formato.
Enfim, depois de ler a reportagem Energia renovável: é hora de mudar você tem a chance de pesquisar mais sobre a Revolução Industrial. Em outras palavras, com a finalidade de explorar o assunto, peça que os estudantes:
- Pesquisem mais sobre a Revolução Industrial.
- Leiam outras reportagens que tratam deste mesmo período.
- Elaborem perguntas a partir do que descobriram.
- Façam um texto contando o que descobriram.
- Comparem o que descobriram com a matéria do Jornal da Criança.
Depois de tudo pronto, compare os resultados da pesquisa com toda a turma apresentando as descobertas.
Esta atividade proposta está em orientação com as habilidades da BNCC do Ensino Fundamental I
Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
Editar a versão final do texto, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Em conclusão, ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações. Por fim, considere a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.