01/12/2020

Atividades do JC, Jornal da Criança & Jovens de acordo com a BNCC

locomotiva

Sugestão de atividades de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Hoje vamos explorar mais sobre a Revolução Industrial. A reportagem publicada na edição 011 do JC impresso vai nos ajudar.

Coluna 1 – 14/12/2020 – Professor Marcio Gonçalves

Jornalismo e BNCC na sala de aula com o Jornal da Criança
Atividade para tratar a Revolução Industrial com leitura crítica da mídia a partir do Jornal da Criança.
Em primeiro lugar, faça uma leitura crítica das notícias.

Por exemplo, na reportagem Energia renovável: é hora de mudar (pág.3), está escrito que a Inglaterra tirava milhares de toneladas de carvão do solo para fazer as locomotivas e máquinas funcionarem a todo vapor. Este período da história se chama Revolução Industrial.

Agora, vamos fazer uma atividade com os leitores do JC para despertar a análise crítica da mídia?

Nesse sentido, de acordo com o currículo da Educação Midiática, análise crítica da mídia é realizar, de forma habitual, a leitura reflexiva de textos de mídia em qualquer formato.

Enfim, depois de ler a reportagem Energia renovável: é hora de mudar você tem a chance de pesquisar mais sobre a Revolução Industrial. Em outras palavras, com a finalidade de explorar o assunto, peça que os estudantes:

  1. Pesquisem mais sobre a Revolução Industrial.
  2. Leiam outras reportagens que tratam deste mesmo período.
  3. Elaborem perguntas a partir do que descobriram.
  4. Façam um texto contando o que descobriram.
  5. Comparem o que descobriram com a matéria do Jornal da Criança.

Depois de tudo pronto, compare os resultados da pesquisa com toda a turma apresentando as descobertas.

Esta atividade proposta está em orientação com as habilidades da BNCC do Ensino Fundamental I

Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Editar a versão final do texto, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Em conclusão, ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações. Por fim, considere a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002