Estreia no dia 20 de março nos cinemas do Brasil a versão live-action da Branca de Neve, o primeiro conto de fadas clássico a ser animado pela Disney, em 1937. Embora a trama da história seja a mesma, muitos detalhes mudaram para tornar a protagonista mais independente, assim como são as mulheres hoje em dia.
Branca de Neve em versão live-action
O longa tem direção de Marc Webb, que também dirigiu O Espetacular Homem-Aranha. A atriz Rachel Zeger interpreta a heroína do filme, e sua atuação chamou atenção dos críticos. Já a Rainha Má é interpretada por Gal Gadot, que é conhecida nas telonas por fazer o papel da Mulher-Maravilha.
A trama segue a história da princesa Branca de Neve, uma jovem bondosa e muito bela. Porém, depois que o seu pai desaparece misteriosamente, a Rainha Má assume o poder. Como ela tem muita inveja da beleza da jovem, manda matá-la para ser a mulher mais bonita do reino.
Depois de fugir de do reino, Branca de Neve encontra uma casa na floresta e faz amizade com sete anões. Mas nessa versão, diferente do que acontece na animação original, a Branca de Neve não foge com o príncipe, mas sim enfrenta a Rainha Má para proteger o seu reino.
Mas afinal, o que são os contos de fadas?
A história da Branca de Neve faz parte dos contos de fadas, um estilo de histórias da literatura infantil. A origem dessas histórias é a cultura céltico-bretã, na qual a fada é muito importante por representar a magia do mundo.
Essas histórias tradicionais eram contadas pais para os filhos e, por isso, nunca foram escritas. Foi em só em 1812 que dois irmãos, Jacob e Wilhelm Grimm, reuniram as histórias em um livro de contos.
Foi aí que a história da Branca de Neve ficou conhecida no mundo todo, assim como outros clássicos, como a Bela Adormecida e a Chapeuzinho Vermelho.
Anos depois, os estúdios Disney passaram a adaptar essas histórias para as telonas por meio de suas animações. A primeira delas foi justamente a Branca de Neve e os Sete Anões, lançada em 21 de dezembro de 1937.
Referências: O Tempo, g1, CNN Brasil, Brasil Escola
Acessos em 20 de março de 2025.