23/05/2023

Cachorro é descoberto em obra do artista Pablo Picasso

cachoro na tela de Picasso

Depois de mais de 100 anos, os pesquisadores descobriram um segredo em uma tela do pintor espanhol Pablo Picasso. Quem descobriu foi a equipe do Museu Guggenheim, em Nova York. O resultado? Um pequeno cachorro escondido debaixo de uma das mesas da cena retratada na pintura, que não pode ser visto sem a ajuda de um raio-x.

O cachorrinho achado na obra do Picasso

Quem duvidou que pudesse ter algo a mais escondido na pintura foi a conservadora de pintura do museu, Julie Barten. Ela explica que estava estudando a obra do Picasso com um microscópio e achou um lugar da tela onde as cores e texturas não batiam com o resto da obra. “Tive uma sensação muito forte de que havia algo lá embaixo”, conta a Julie.

Por isso, a pesquisadora decidiu estudar a tela mais a fundo com a ajuda de um raio-x, que mostra as camadas que estão escondidas debaixo da superfície. Aliás, essa é a mesma tecnologia que os médicos usam para examinar os nossos ossos, por exemplo.

Foi assim que os estudiosos fizeram uma descoberta inusitada e acharam o desenho de pequeno cãozinho da raça Cavalier King Charles Spaniel escondido na cena do quadro “Le Moulin de la Galette”.

Afinal, quem é o Picasso?

Vale lembrar que Pablo Picasso é um dos pintores mais famosos de todos os tempos. Ele foi um dos principais artistas do século XX e ficou famoso por ser um dos fundadores do movimento cubista. Os artistas cubistas chamaram atenção das pessoas pelas suas obras com muitas formas geométricas e colagens, que era diferente do estilo da sua época.


Referências: g1, O Globo, Brasil Escola
Acesso em 22 de maio de 2023.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002