Allah-la-ô, ô-ô-ô, ô-ô-ô, mas que calor, ô-ô-ô, ô-ô-ô! Como é a tradição da maior festa popular do Brasil, os Carnavais de São Paulo e do Rio de Janeiro elegeram seus campeões do desfile de 2026. Em São Paulo, quem levou a coroa foi a Mocidade Alegre, enquanto no Rio a campeã foi a Unidos do Viradouro. Confira a seguir mais detalhes do enredo das duas escolas campeãs!
Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo em 2026
Com o título, a Mocidade Alegre conquista sua nona vitória desde 2004, incluindo um bicampeonato em 2023 e 2024. A escola escolheu celebrar a atriz Léa Garcia com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”. Assim, a Mocidade mostrou referências de seu pioneirismo e do protagonismo negro, com a atriz que fez história no país e no mundo com seus papéis, como na novela “Escrava Isaura”.
Agora, a Mocidade é a segunda escola mais vitoriosa do Carnaval paulistano, atrás apenas da Vai-Vai, que acumula 15 títulos.
Rio de Janeiro elege Unidos da Viradouro como campeã do Carnaval carioca
Por sua vez, a campeã do Rio de Janeiro no Carnaval 2026 foi a Unidos do Viradouro. Essa é a quarta conquista do título da escola desde que foi fundada, em 1946. Na sua apresentação, escolheu homenagear seu próprio mestre de bateria, que já soma 15 anos na Unidos e passou por outras escolas de samba importantes do Rio, como Estácio de Sá e Unidos da Tijuca.
O que é o samba-enredo?
O samba-enredo surgiu na década de 1930 e se tornou um dos elementos mais tradicionais do desfile das escolas de samba no Carnaval do Brasil. Além de ser a música que puxa o desfile da escola de samba, ele também transmite uma mensagem sobre o tema escolhido com suas letras.
Referências: g1, Folha de S. Paulo, Brasil Escola
Acessos em 18 de fevereiro de 2026.











