Em um mundo cada vez mais conectado e repleto de informações, o papel do professor vai muito além da sala de aula. Ele é um mediador da educação midiática, incentivando o estudante a refletir sobre o que lê, ouve e compartilha e a compreender o impacto das mensagens que circulam todos os dias nas redes e nos meios digitais.
Por isso, neste Dia do Professor (15 de outubro), o JC presta uma homenagem especial a todos os educadores que compartilham conosco suas ideias, pautas e sonhos. São eles que tornam possível o nosso propósito: ensinar a pensar através da prática do jornalismo.
Nos bastidores de cada edição do JC Jornal (da Criança e Jovens), existe um professor que acredita no poder da educação transformadora. Aliás, são eles que enxergam o talento de cada aluno, que transformam projetos pedagógicos em grandes descobertas. Assim, ajudam a formar cidadãos críticos, criativos e conscientes.
Por meio do JC Jornal, os professores têm um espaço para transformar temas atuais em aprendizado real. As reportagens produzidas com os alunos reforçam os conteúdos dos componentes curriculares, estimulam o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e a expressão criativa. Cada texto, entrevista ou foto publicada é uma oportunidade de despertar o olhar curioso e responsável de quem está aprendendo a compreender o mundo.
Valorizar o trabalho do professor é reconhecer que sem ele, não existe transformação social nem educação midiática possível.
A todos os professores que inspiram o futuro todos os dias: o nosso muito obrigado!