20/05/2025

JC e a educação criativa: desenvolvendo habilidades com temas atuais

A educação vai muito além dos livros didáticos. Por isso, as escolas vêm buscando formas inovadoras de estimular a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. Nesse contexto, o Jornal Criança e Jovem (JC) tem sido um grande aliado, trazendo temas atuais que incentivam projetos em sala de aula e tornam a aprendizagem mais envolvente e significativa.

Um ótimo exemplo desse impacto é o Scratch Day, celebrado no Brasil e no mundo como um evento que promove o pensamento computacional e a criatividade. Em Vinhedo, a Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Von Zuben mergulhou na campanha Guardiões da Natureza, promovida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). O objetivo principal? Explorar a conexão entre cidade e campo e incentivar a preservação ambiental — tudo de forma interativa e lúdica.

Aprendizado na prática: criatividade e tecnologia em ação

Projetos como o Scratch Day demonstram como as escolas podem usar a tecnologia para desenvolver habilidades essenciais nos alunos. Por exemplo, a estudante Maria Júlia de Moraes (Maju), de 9 anos, criou um personagem, o Gato Samuel, que propõe perguntas sobre o impacto ambiental da cidade no campo. Uma de suas questões é: “O que você pode fazer para acabar com a poluição?”—ao que os alunos podem responder com soluções práticas, como “Parar de jogar lixo no mato”.

Enquanto isso, o aluno Matheus Fioravante Guarinon, também de 9 anos, utilizou os tutoriais do Scratch para aprimorar seu jogo. De acordo com a professora Fernanda Cristina Poletto, os tutoriais possibilitaram que os estudantes ganhassem autonomia na programação. No início do ano, muitos precisavam de ajuda para realizar as atividades; no entanto, aos poucos, aprenderam a buscar informações e desenvolver projetos por conta própria.

Além disso, esse aprendizado não se limita à programação. Com o apoio do JC, temas atuais reforçam conceitos essenciais de cidadania, meio ambiente e inovação, tornando os alunos protagonistas do conhecimento.

Pensamento computacional: uma habilidade para o futuro

O pensamento computacional envolve a resolução de problemas de forma lógica e estruturada. No Scratch, isso acontece quando os alunos combinam blocos de comando para programar ações. No entanto, essa lógica não se aplica apenas à tecnologia. Ela está presente em diversas áreas da vida, como na organização de tarefas, na estruturação de ideias e na busca por soluções eficazes.

Dessa forma, projetos como o Scratch Day evidenciam que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa na educação. Além de ensinar programação, ele estimula a criatividade, a autonomia e o trabalho colaborativo. Assim, o Jornal Criança e Jovem fortalece essa abordagem ao apresentar conteúdos que dialogam com o dia a dia dos estudantes e incentivam atividades práticas em sala de aula.

Por isso, iniciativas como essa deixam claro que aprender pode ser divertido e cheio de possibilidades—afinal, ao unir tecnologia, criatividade e conhecimento, os alunos se tornam cidadãos mais preparados para o mundo.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002