O JC nº 27 traz o Especial Eleições 2022, uma matéria importante para ensinar cidadania ao jovem eleitorado brasileiro. Certamente, será uma boa oportunidade para se discutir ética, escolha de representantes, leis e etc.
Mais que isso, o JC também ajuda a trabalhar em sala de aula questões de responsabilidade social. Como, por exemplo, verdade, fake news e checagem de fatos. Quer ensinar sobre esta importante atividade jornalística? A dica é conhecer o projeto Fake Tô Fora.
Primeiramente, o projeto #FakeTôFora, pensado especialmente para o período eleitoral de 2022 no Brasil, é uma ação importante dentro do programa de educação midiática Educamídia.
“Com sete módulos, a iniciativa aborda o sistema eleitoral, o papel dos Três Poderes, o funcionamento das urnas eletrônicas, como ler e interpretar pesquisas, a relação entre desinformação e difamação, além de conteúdos que reforçam a democracia”, explicou Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, no blog do Google.
“Os materiais contam com a camada de educação midiática e podem ser adaptados para docentes de qualquer componente curricular. Além de planos de aula estruturados e de fácil aplicação, há recursos de apoio para o professor disponíveis gratuitamente no site”, complementou Patrícia.
Sendo assim, para ajudar nessa busca pela informação de qualidade, ao acompanhar os próximos números do JC e entrar no site para ver os números anteriores, qualquer escola ou assinante poderá ler notícias de verdade que nos ajudam a fugir da mentira.