A parceria entre o Colégio Visão de Recife e o JC, Jornal da Criança & Jovens tem mostrado como o cotidiano escolar pode inspirar novas abordagens pedagógicas. Um exemplo disso é a HQ Amizade Sem Barreiras, criada pela professora Ivanildes Macedo para ensinar empatia e inclusão.
Quando o cotidiano escolar vira inspiração para histórias
Ivanildes Macedo, coordenadora do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), transformou as vivências do cotidiano escolar em um instrumento poderoso para ensinar empatia e inclusão. Partindo de situações reais vividas pelos alunos do Colégio Visão, ela criou a história em quadrinhos Amizade Sem Barreiras.
A obra nasceu da necessidade de ajudar as crianças a compreenderem como agir em situações envolvendo colegas com necessidades específicas. Perguntas como “Por que meu colega tem alguém para ajudar nas tarefas e eu não?” são frequentes no ambiente escolar, especialmente em contextos de convivência com crianças atípicas, como autistas.
Para Ivanildes, essas dúvidas são oportunidades de aprendizado.
Isso porque os alunos convivem e aprendem a se colocar no lugar do outro, superando inseguranças e transformando situações de conflito em momentos de entendimento.
Te convidamos para continuar a leitura e conhecer mais sobre essa experiência clicando aqui.