Na mesma semana, a escritora brasileira Adélia Prado, residente em Divinópolis, Minas Gerais, conquistou os prestigiosos Prêmio Camões e Prêmio Machado de Assis, os mais importantes da literatura em língua portuguesa.
A Adélia foi professora durante mais de 20 anos antes de se dedicar à carreira de escritora. Com 88 anos, ela publicou mais de 24 livros, entre poesias, prosas e antologias.
Então, no dia 26 de abril, foi confirmado que a autora ganhou o prêmio mais importante da língua portuguesa, em homenagem ao Luiz Vaz de Camões. Além disso, na mesma semana que recebeu o Prêmio Camões, a Adélia também venceu o prêmio Machado de Assis, que homenageia outro grande nome da literatura brasileira.
Ao longo da sua carreira de mais de 40 anos, já recebeu o prêmio Jabuti de Literatura, em 1978, e prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais, em 2017, por exemplo.
Mas afinal, quem foi o Camões?
Enfim, o Camões foi um poeta e dramaturgo português que nasceu em 1524, em Lisboa. Ele ficou conhecido por seus sonetos, poemas e até hoje é um dos grandes nomes da literatura portuguesa.
Sua obra-prima é o poema épico Os Lusíadas, considerada por muitos estudiosos um marco do classicismo português.
Referências: CNN Brasil, Band, g1, Brasil Escola
Acessos em 2 de julho de 2024.
Reprodução/Instagram/@gov_p