Cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. O que você quer ser quando crescer? Leonardo Da Vinci queria ser tudo isso. E conseguiu.
Quando era criança, Leonardo Da Vinci desenhava e pintava bicicleta, carro, helicóptero e até submarino. Depois disso, tentava construir com suas próprias mãos. Vivia anotando tudo que aprendia em um caderno. Com toda a certeza, grandes ideias foram registradas nestas anotações.
A pequena aldeia de Vinci, na Itália
15 de abril de 1452 – Nascia um dos maiores gênios do mundo em uma pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, na Itália. Louro, de olhos azuis e dono de um nariz igual de uma águia, Leonardo viveu a infância ao lado do pai, mas quem cuidava dele era a avó e a madrasta. O menino cresceu no meio na natureza e costumava brincar na rua, nos bosques e nas cavernas que ficavam perto da sua casa.
Inteligente, curioso e estudioso, Leonardo decidiu explorar o mundo e deixar a pequena aldeia onde viveu a infância. Morou na cidade de Florença, depois em Milão, Roma e, por fim, na França. Por onde passava deixava os seus traços e pinceladas marcadas na memória das pessoas, que começaram a chamá-lo de Leonardo Da Vinci. Afinal, Leonardo veio da Vila Vinci!

Ele sempre registrava tudo em seus cadernos: rascunhos, pensamentos, emoções, planos e, às vezes, usava até códigos para que outras pessoas não descobrissem seus segredos. Entre uma de suas anotações secretas foi achada uma lista de tarefas que ele queria fazer, como, por exemplo: “Construir óculos para ver a Lua grande” e “Aprender porque as pessoas dão risadas”.
O primeiro “homem do Renascimento”
Leonardo Da Vinci é considerado um dos gênios do Renascimento. Leo trouxe ideias novas ao mundo que foram muito importantes para o renascimento cultural depois dos tempos da Idade Média. Da Vinci participava bastante do movimento cultural que aconteceu entre os séculos XIV e XVI, principalmente na Itália.
Como pintor, há três obras suas que são mundialmente famosas: a Mona Lisa, o homem de Vitrúvio e a Última Ceia. Da Vinci foi o primeiro artista a desenhar as pessoas com o corpo para um lado e a cabeça voltada para o outro, para dar a ideia de movimento em suas pinturas, assim como fez com a Mona Lisa. Outra técnica feita por ele foi de esfumaçar a pintura para dar a ideia de distância. Esfumaçar é o mesmo que manchar ou borrar uma parte do desenho para dar a ideia de sombra.
Dia Nacional dos Museus
Depois de conhecer a história de Leonardo da Vinci, dá vontade de entrar no museu e ver todas as invenções dele. Então, por que não fazer isso agora? Dia 18 de maio é Dia do Museu, um lugar que conta a história de um tempo em que os alunos só ouviram falar. O contato com objetos dessas épocas ajuda a aprender e a sentir a história, como se estivéssemos entrando em um túnel do tempo. Preparados? Façam uma visita virtual aos museus do mundo e investiguem sobre a vida dos artistas.
Acesse: Museu do Masp, Louvre e o Museu das Crianças.
Uma outra ideia legal para se divertir e aprender sobre um quadro é brincar de achar os detalhes na pintura. Por exemplo, a imagem em destaque mostra quando Da Vinci pintou o quadro da Mona Lisa. Repare que o desenho mostra um cachorro, uma corrente, o lugar onde Da Vinci colocava os pincéis. Havia outras pessoas em volta? O que elas estavam fazendo? A partir dessas observações, escolha um dos detalhes e desafie o seu adversário para encontrar o detalhe escolhido por você, em até 5 segundos. Bom divertimento!
Fontes: Brasil Escola, Estado de Minas
Acessos em 28 de abril de 2020.
Crédito da imagem de capa: Wikwand.