Saiba o que a lenda do coelho da Páscoa tem a ver com a festa cristã, que celebra a renascimento de Jesus e a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.
Afinal, a gente sabe que este mamífero de orelhas compridas não bota ovo, muito menos ovinhos de chocolate… então, vamos investigar a lenda do coelho da Páscoa!
Mas, o que tem a ver o coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate com tudo isso?
A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa porque nascem muitos coelhos de maneira rápida, ou seja, eles se reproduzem em grandes quantidades. Em outras palavras, é a esperança de vida nova. Ter esperança é acreditar que algo possa acontecer de verdade. Por exemplo: “Eu tenho esperança de que um dia minha mãe vai deixar eu fazer a festa do pijama.”

Descubra a origem da lenda do coelho da Páscoa
Para as crianças, Páscoa tem tudo a ver com chocolates e, claro, o inesquecível coelho da Páscoa. Na verdade, não tem uma só, mas sim várias histórias que fazem a gente lembrar do mamífero orelhudo com a época de Páscoa. Estas lendas existem há mais de 300 anos e foram contadas pelos imigrantes, que contaram para os filhos e os netos, até chegar em nós.
A lenda do coelho da Páscoa mais famosa entre as crianças
Uma das histórias mais famosas contam que uma mãe muito pobre escondeu ovos coloridos em um ninho para dar para os filhos na manhã da Páscoa. Mas, quando as crianças foram pegar os ovinhos, um grande coelho passou bem rápido e espalhou os presentes por aí, parecendo que ele mesmo tinha trazido os ovos.
Outra versão, contada pelos alemães, fala que era muito comum esconder ovinhos pintados à mão no jardim para as crianças acharem na Páscoa. Com a movimentação, os coelhinhos saíam pulando das suas tocas e começaram a ser associados com o feriado.
Mas afinal, o que é a Páscoa?
A Páscoa é um feriado e uma celebração cristã comemorada todos em anos em um domingo, conhecido como o Domingo de Páscoa. Como a sua data depende do ciclo da lua e da chegada da primavera no hemisfério Norte, ela pode variar entre 23 de março e 24 de abril.
Nesse ano, vai ser comemorada dia 12 de abril.
Fontes: Superinteressante, Vatican News, UOL, Terra
Acessos em 30 de abril de 2020