29/01/2026

Onda de calor histórica atinge a Austrália

Onda de calor histórica atinge a Austrália

Crédito: Imagem ilustrativa criada com IA.


Desde o dia 27 de janeiro, partes da Austrália enfrentam recordes de temperatura por conta de uma nova onda de calor. Para se ter uma ideia, as temperaturas chegaram próximo dos 50 °C em algumas partes do país. Aliás, as altas temperaturas também contribuíram para incêndios florestais que destruíram quase 900 prédios na região de Victoria.

Partes da Austrália registram altas temperaturas históricas

As cidades rurais de Hopetoun e Walpeup, também no estado de Victoria, registraram as maiores temperaturas já registradas no país. Os termômetros chegaram a 48,9ºC, superando os últimos recordes, de 2009. Naquela ocasião, mais de 170 pessoas perderam as vidas em incêndios florestais por conta das altas temperaturas no chamado Sábado Negro. Além disso, partes dos Estados de Nova Gales do Sul, da Austrália do Sul e da Tasmânia também registraram temperaturas máximas recordes.

Segundo um estudo da World Weather Attribution (WWA), uma rede global de cientistas climáticos, as ondas de calor na região se tornaram cinco vezes mais provável por conta das mudanças climáticas. Por isso, os cientistas preveem que as temperaturas extremas devem voltar a acontecer a cada cinco anos.

“As ondas de calor extremas estão se tornando norma, em vez de exceção, durante o verão australiano”, afirma Ben Clarke, um pesquisador do Centro de Política Ambiental do Imperial College, em uma fala destacada pelo jornal Folha de S. Paulo. “As mudanças climáticas estão tornando as ondas de calor em todo o mundo mais frequentes e mais severas”, reforça o cientista.


Referências: Clima Info, Info Money

Acessos em 28 de janeiro de 2026.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002