Relato prático da professora Geicy Kelly Almeida
A galinha ruiva encontrou um grão de milho e resolveu plantar… Foi assim que iniciamos o terceiro bimestre com os alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dom Mathias, em Vinhedo (SP). O projeto “A galinha ruiva” foi trabalhado de forma interdisciplinar a partir do conto da fábula.
Na história, a galinha encontra um grão de milho e resolve plantar. Pede ajuda dos amigos da fazenda e sempre obtêm respostas negativas,. No entanto, isso não a desencoraja, sempre decidindo continuar mesmo estando sozinha.
Assim como na história, o projeto se iniciou com o plantio do milho em um vaso transparente em sala de aula e em um espaço de terra no canteiro da escola. Acompanhamos o seu desenvolvimento desde o nascimento da raiz até a fase da folhagem. Apesar de finalizarmos o projeto sem o nascimento dos frutos, continuaremos acompanhando junto com as crianças. A partir da plantação do milho outros temas foram surgindo que não estavam sobre o nosso controle, mas que geraram muita curiosidade e aprendizado.
Percebemos que as formigas saúvas atacaram o milho, impedindo o seu crescimento. Sendo assim, as crianças concluíram que aquele local não foi bom para o plantio e decidiram replantar o milho em um vaso maior. Dessa forma, aprendemos mais sobre a formação do formigueiro e as características das formigas. Como por exemplo, seus hábitos, alimentação, organização das castas e os tamanhos.
Alguns temas trabalhados durante o bimestre foram: os animais da fazenda, seus hábitos, suas moradias e estendemos para a vida e o cotidiano das crianças. Além disso, incluímos a questão da alimentação e o que cada animal fornece aos seres humanos.
Tratamos sobre a seguinte indagação: “Porque não tem pintinho dentro do ovo do mercado?” e respondendo a essa pergunta, pesquisamos sobre o desenvolvimento do embrião da galinha e comparamos com o desenvolvimento do feto, ressaltamos as diferenças entre os animais mamíferos e as aves, comparamos os tamanhos dos ovos de forma concreta e a partir daí conseguimos trabalhar as unidades de medida de comprimento e de massa ao pesarmos e medirmos os ovos de codorna, de galinha e de avestruz. Com a ajuda da família, os alunos puderam aprofundar esses conhecimentos a partir das fotos das mães grávidas trazidas pelas crianças e discutidas em roda de conversa.
Para finalizar o projeto, as crianças foram convidadas a descascarem as espigas, realizarem a limpeza e nos auxiliarem na execução da receita do bolo de milho. Aprendemos sobre a importância do fermento e dos fungos em alguns alimentos consumidos pelos seres humanos. E também sobre a necessidade do trabalho em equipe pautado no respeito, na cooperatividade e na amizade.
Aproveitamos o delicioso cardápio com bolo de milho e milho cozido para encerrarmos o bimestre de forma prazerosa e divertida. Além disso, também teremos a participação das crianças no podcast do Jornal da Criança onde elas irão sistematizar tudo aquilo que aprendemos durante esse período e expressar suas ideias durante a conversa com os produtores.