No dia em que seria comemorado o aniversário de 167 anos do artista, um dos quadros de Van Gogh foi roubado do museu Singer Laren, na Holanda.
A obra é conhecida pelo nome Spring Garden, em português, Jardim de Primavera, e foi pintada em 1884. O roubo aconteceu durante a madrugada do dia 30 de março, exatamente no dia em que o artista faria 167 anos. Afinal, por que este artista é tão importante?
Os quadros de Van Gogh
O holandês Vincent Van Gogh foi um dos artistas mais influentes do século 19 e suas obras são adoradas por milhares de pessoas até hoje. No entanto, os quadros dele não fizeram sucesso quando o artista estava vivo. Apenas depois de sua morte o seu talento foi reconhecido. Van Gogh começou a desenhar ainda criança e sempre foi considerado uma pessoa séria, quieta e pensativa. Ele trabalhou como vendedor de arte quando era jovem e viajava bastante, mas ficou muito triste quando se mudou para Londres. Como se sentia muito sozinho e tinha problemas de saúde, foi morar com os pais na Bélgica e começar a pintar, em 1881. Naquela época, o artista buscou apoio na religião e até pensou em ser padre. Inclusive o quadro roubado foi pintado naquela época e mostra o lugar onde provavelmente o artista fazia suas orações…

Então, a partir dessa ideia iluminada pelo impressionismo, as obras de Van Gogh ganharam mais vida.
Com toda a certeza, os traços do artista ficaram mais grossos e mais alegres depois que ele se mudou para Paris, em 1886. Lá, ele fez amizade com outros artistas e começou a usar referências do impressionismo. Este estilo de pintura refletia a luz do sol em movimentos circulares e os artistas apoiavam a ideia de que as cores da natureza mudam de acordo com a posição do sol. Aliás, esta teoria faz muito sentido! Afinal, o marrom não fica mais claro se o sol está radiante? Se não tem sol, o mesmo marrom não fica tão escuro como o preto?
Daí em diante, o Van Gogh começou a usar pincéis mais grossos e com eles fazia movimentos circulares, assim como mostra as cores fortes e vibrantes da obra “Os Girassóis”.
Fontes: Aventuras na História, Fazendo Arte, Veja, G1, Super Interessante
Acessos em 8 de abril de 2020.