29/10/2021

SUGESTÕES DE BOAS HISTÓRIAS NO DIA DO LIVRO

Dia do Livro

Dia 29 de outubro é o Dia Nacional do Livro. Com a finalidade celebrar essa data, o JC indica várias obras para que o leitor possa mergulhar no mundo da imaginação.

Em primeiro lugar, a leitura ajuda a gente a ir melhor na escola e a entender mais os textos que a gente lê. Além disso, ler estimula a nossa imaginação e a criatividade, já que a gente fica pensando como são os mundos das histórias que a gente conhece. Afinal das contas, ser levado para um outro mundo na nossa mente com um bom livro é uma experiência muito gostosa.

Por isso, escolha um dos livros da lista abaixo e divirta-se na sua leitura!

Princesas em greve!, de Thais Linhares

Num reino bem distante, as princesas entram em greve para conquistar o direito de trabalhar em todas as profissões. E “serem felizes para sempre”.

O livro que lê gente, de Alexandre de Castro Gomes

Em vez de ser lido, um livro velho aprende a ler pessoas, numa estranha inversão de papéis. Lá no alto da estante, bem longe dos leitores, o livro faz amizade com outro livro antigo que o ensina a enxergar a diversidade e a riqueza da vida humana ao observar os frequentadores de uma biblioteca. Juntos, procuram pistas e descobrem histórias e personagens incríveis da vida real.

Lápis novos para todos os povos, por Jonas Ribeiro

Quando ganha um caderno de desenho e uma caixa de lápis de cor, Raul nem imagina que também está ganhando do pai a oportunidade de transformar o mundo. Em seu valioso caderno, o personagem desenha muitos povos. Aliás, os traços foram coloridos com tanta esperança e capricho que as pessoas de todos os povos parecem ter criado vida e passam a se tratar com mais respeito. Será que, depois de muito pensar, Raul descobriu o verdadeiro lápis cor de pele?

Pronto, foguete, vamos!, de Estevão Azevedo

A obra, indicada para crianças a partir de sete anos, conta a história de uma brincadeira que a pequena Iolanda faz em seu quintal usando alguns objetos e móveis, na companhia de sua arara de pelúcia. Com elementos simples, como uma poltrona amarela, um tambor e um penico, a menina inventa um universo de fantasia e, com muita imaginação, vive grandes aventuras, observada de perto pelo gato, pelo cachorro e pelos pombos do quintal.

Samira, Asas de Borboleta, de Taciana Ottowitz

Esta bela história relata o início da amizade entre duas crianças, Samira e Frederico. Moradores de uma pequena vila, Frederico se encanta pelo rosto bonito, pela voz doce e pelo talento de contar histórias de Samira. Após conquistar a amizade da menina, ele deixava de brincar com os amigos para poder ouvir as incríveis fábulas. Mesmo depois de ter se mudado da vila com o pai, Frederico continuava sonhando com Samira e pensando no dia em que iria buscá-la e serem felizes para sempre juntos.

ABC das Profissões, de Lecticia Dansa

O que você vai ser quando crescer? Já parou para pensar nisso? Muita calma nessa hora, amiguinho. Tudo tem seu tempo certo para acontecer. Enquanto esse dia não chega, aproveite para conhecer as inúmeras possibilidades de profissões, de A a Z, e descubra o que cada uma tem de melhor.

O Planeta dos Bichos – Conscientização Ecológica, de Arnaldo Soveral

O planeta dos bichos discute, em linguagem simples, algumas das principais causas do desaparecimento dos animais da Terra. Mas, felizmente, o livro aponta alguns caminhos para que isso não aconteça na realidade.

A Princesa que Não Sabia as Palavras, de Bruna Burkert

O livro conta a saga de uma princesa surda até o encontro com a Língua de Sinais. A obra conta com 5 tipos de recursos de acessibilidade para que crianças surdas e cegas tenha acesso ao livro.


Fontes: Mundo Educação, Cortez Editora, Editora Rideel, Observatório do Teatro
Acesso em 26 de outubro de 2021.

Pesquise

Livros Infantis
Boas Dicas
Podcast do JC

Escolha um canal:

Envie sua carta

Endereço

Alameda Santos, 1165 – Caixa Postal: 121621, Jd. Paulista, São Paulo – SP, CEP: 01419-002