Aproveitando o tempo livre nas férias, que tal visitar um mundo imaginário e ainda aprender a falar, escrever e ler melhor? Quem dá a dica são os alunos do Colégio Anglo da Chácara Santo Antônio, Lavínia Pavan Guimarães e João Pedro Nunes Couto.
Certamente, o leitor já deve ter ouvido o professor falar que o hábito de ler é super importante para o desenvolvimento da fala. Aliás, existem diversas pesquisas científicas comprovando que ler faz bem. Recentemente, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e a Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm/Comissão de Energia Atômica e de Energias) comprovam que a leitura faz bem até para o cérebro.
Afinal, qual é o segredo para gostar de ler?
Certamente, o leitor que adora games e filmes poderá precisar de um incentivo a mais para mergulhar nas páginas de um livro. A coordenadora Solange Salzo, do Colégio Anglo, nos apresenta três dicas para ter vontade de ler um livro. Ela usa estas técnicas para incentivar os alunos dela.
-
Ler a quarta capa
Primeiramente, quarta capa, ou contracapa, que é a parte de trás do livro. Nesta parte, o leitor encontra a sinopse da história, ou seja, um breve resumo sobre a história para despertar a curiosidade do leitor.
-
Indicação de um colega
Comentar sobre uma personagem específica ou sobre como terminou uma história é um ótimo jeito para incentivar a leitura para o colega.
-
Descrição das aventuras da personagem principal
Descrever as aventuras da personagem principal de uma narrativa desperta a criatividade e abre as portas para o incrível universo lúdico.
Foi assim que os alunos Lavínia, do 4º ano, e o João Pedro, do 5º ano, aprenderam a gostar de ler. Agora, confira as dicas deles para imaginar, se divertir e aprender através das histórias.
Aluno: João Pedro Nunes Couto
Livros: Diário de um Banana e Alice no País das Maravilhas
“Eu gosto do Diário de um Banana porque ele tem muita aventura e conta a história de vida dele. Tem vários livros e vários capítulos. Isso é muito legal! Conta a história de vida na escola e em casa. Quando ele perde um amigo e reencontra… isso tudo acontece na vida real, por isso que eu gosto. Um que eu gostei bastante foi Diário de um Banana – Dias de Cão, porque ele passou outro ano com dificuldades com o amigo dele, essas coisas eu gostei.”

“Gostei de Alice no País das Maravilhas porque tem muita aventura. No início, por exemplo, ela já começa a cair num buraco infinito, e aí ela vai lá, “come um negócio” e fica pequenininha. Ela conversa com os animais de um jeito como se eles também fossem humanos, isso eu achei muito legal. E tem vários capítulos dentro do mesmo livro, então é a mesma história com vários capítulos”.

Indicações de Lavínia Pavan Guimarães, 4º ano

“Eu gostei do livro Sombra porque fala que a realidade pode ser muitas versões de si mesma na sombra. E fala que quando a menina inventa, ela pode imaginar qualquer coisa que ela quiser, até coisas invisíveis, e que a realidade também pode ser uma criatividade inversa.”

“Eu gostei do livro Eu Passei Pelo Inferno porque fala que a realidade tem um multiverso. Quando você tenta atravessar com muita velocidade sem ver o que dá, você vê os seus prejuízos na sua vida, e quando você passa por uma coisa relaxante parece que você está verdadeiramente no inferno. E nesses momentos relaxantes você pensa em coisas horríveis, então parece mesmo que você está sendo maltratada de muitas maneiras. A relatividade pode ser muitas coisas legais e quando você pensa nelas, as coisas podem mudar literal e figurativamente na sua vida”.
Referência: Colégio Anglo
Acessos em 16 de novembro de 2022.