Uma criança dormindo em uma casa destruída pelo avanço do oceano, um menino lutando contra os incêndios florestais, uma casa submersa pelas enchentes e ovelhas famintas. Estas foram cenas reais registradas por fotógrafos profissionais, vencedores do concurso de Fotografia Ambiental de 2021. O anúncio aconteceu no dia 8 de novembro, durante a 14ª edição da COP26 World Climate Summit, em Glasgow, no Reino Unido. O objetivo do concurso foi mostrar como as mudanças climáticas afetam o mundo.
Afinal, o que é World Climate Summit?
Também conhecida pelo nome “Cúpula Mundial do Clima“, em português, o evento anual reúne líderes do mundo para tratar de assuntos relacionados às mudanças climáticas e aquecimento global. Neste ano, a cúpula do clima acontece entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro.
Concurso de Fotografia Ambiental de 2021
Não é de hoje que o fotógrafo espanhol Antonio Aragón Renuncio observa o oceano invadindo a praia de Togo, na África Ocidental. Dessa vez, ele conseguiu captar um momento especial mostrando como as mudanças climáticas estão prejudicando a vida na Terra. Então, ele estava no momento certo e fotografou uma criança dormindo no chão da casa destruída pela erosão costeira em uma praia de Togo. A imagem de Aragón venceu o concurso de Fotografia Ambiental de 2021, entre mais de 7 mil imagens, de 119 países.
Outros profissionais também receberam prêmios, como, por exemplo, a italiana Michele Lapini, com a foto da casa submersa pelas enchentes no Vale do Pó, na Itália. Do mesmo modo, o fotógrafo de Bangladesh Ashraful Islam recebeu o prêmio por fotografar ovelhas famintas em uma região extremamente seca. Por fim, o indiano Amaan Ali observava um incêndio florestal perto de sua casa, quando registrou o momento em que um menino tenta se defender do fogo. Sem dúvidas, uma imagem marcante e por isso venceu o prêmio de Jovem Fotógrafo Ambiental do ano.